Perguntas Frequentes

Microgeração

- O que é a microgeração?

A microgeração (ou microprodução) consiste na produção local de electricidade.

- Quais as vantagens da microgeração?

Como a produção de electricidade é feita no local de consumo, não existem perdas no transporte e distribuição. Além do mais, utiliza fontes de energia renovável o que contribui para a preservação do ambiente e sensibilização da sociedade.

- Para onde vai a energia que produzo?

A energia produzida em microgeração vai ser consumida localmente. Assim, a electricidade passa pelo contador de venda e uma parte (ou a totalidade dependendo da carga) volta a entrar pelo contador de compra e é consumida por si. A energia que não for consumida por si é consumida pelos seus vizinhos.

- Vendo toda a energia que produzo ou apenas o excedente?

Toda a energia que produz é para vender à rede.

- Se houver uma falha de energia na rede pública, o meu sistema continua a produzir energia?

Não. O inversor está preparado para se desligar sempre que haja uma falha de tensão na rede pública. Isto acontece por razões de segurança para, por exemplo, proteger os técnicos da EDP. No futuro, as redes inteligentes (smart grids) vão permitir que os sistemas de microgeração forneçam energia quando a rede pública estiver em baixo.

- O meu edifício tem dois contadores. Posso instalar dois sistemas de microgeração?

Sim, pode instalar um sistema de microgeração por cada contador de baixa tensão. Contudo, deverá ter um colector solar térmico por cada sistema de microgeração.

- Posso instalar um sistema de microgeração associado ao meu apartamento?

Sim. Apenas precisa da autorização da administração do condomínio para instalar o sistema na parte comum.

- Num condomínio, onde posso instalar um sistema de 11,04 kW?

Apenas se podem instalar sistemas até 11,04 kW associados a contadores de consumo ligados directamente a fracções autónomas.
Isto é, fracções comuns tais como, garagens colectivas, zonas de lazer, etc, não podem ter sistemas ligados de até 11,04 kW.

Energia Solar

- Quanto tempo dura um sistema solar?

A maior parte dos sistemas solares estão previstos para durar entre 25 e 35 anos. Os fabricantes de módulos solares garantem uma produção de electricidade mínima de 80% da sua potência nominal 20 ou 25 anos.

- Posso adicionar mais módulos ao meu sistema?

Sim, é possível. Contudo deve prever essa vontade na altura do dimensionamento porque o conjunto módulos e inversor são projectados para funcionar de determinada forma. O mais fácil será adicionar um novo conjunto de módulos mais inversor em paralelo com o sistema inicial, porque não altera a performance do sistema já montado.

- O sistema produz energia nos dias nublados?

Sim, porque mesmo assim uma parte da radiação solar chega aos módulos. Nestas condições, o sistema pode produzir entre 50% e 70% do que produziria nos dias com céu aberto. A produção de energia é proporcional à quantidade de radiação que atinge os módulos, pelo que à medida que a radiação solar baixa, a produção decresce.

- Os módulos solares precisam de manutenção?

A única manutenção necessária é uma limpeza regular, porque a deposição de pó nos módulos pode levar a perdas até 5%. Normalmente, a chuva e o vento encarregam-se desta tarefa. Contudo, o número de limpezas depende da envolvente do sistema fotovoltaico.

- Posso fazer reparações ao telhado após a instalação?

A Energia7 recomenda aos seus clientes que, se estiverem a planear substituir ou reparar o telhado o façam antes da colocação dos módulos. Contudo, se precisar de efectuar manutenções no telhado posteriormente, os módulos fotovoltaicos podem ser facilmente removidos e recolocados.

- Ontem esteve mais calor e o sistema produziu menos do que hoje. Há algum problema com o meu sistema?

Não. Quanto mais calor estiver, a tensão aos terminais do módulo baixa. Pode acontecer que em dias de radiação equivalente, mas com temperaturas diferentes, a produção seja maior nos dias com temperatura mais baixa.

Energia Eólica

- Qual o melhor local para instalar um aerogerador?

O melhor local para instalar um aerogerador não deve ter variações de relevo, edifícios, árvores ou vegetação elevada nas suas imediações e, como é lógico, deve ter boa disponibilidade de vento.

- O aerogerador de turbina horizontal provoca ruído durante o seu funcionamento?

Sim, pelo que não é conveniente instalar muito próximo de residências.

- É possível prever a produção de energia a partir do vento?

Para medir a disponibilidade de vento em cada local, é necessário efectuar medições durante longos períodos de tempo. Nos grandes parques eólicos, o estudo prévio pode chegar a um ano. Esta situação é inviável do ponto de vista económico. Em alternativa, utiliza-se o atlas europeu do vento, mas que apresenta uma incerteza elevada.

O aerogerador funciona com qualquer velocidade de vento?

Não. A turbina apenas funciona entre um intervalo de velocidade de vento e que varia de equipamento para equipamento. Quando a velocidade do vento está acima do valor máximo suportável pelo equipamento, o aerogerador desliga-se como forma de protecção.

Se tiver mais perguntas->